segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NUTRIÇÃO PÚBLICA!


A Segurança Alimentar e Nutricional e a Saúde: desafios atuais

Nos últimos dias tivemos duas notícias em relação à segurança alimentar da população brasileira, de naturezas distintas, mas que necessitam urgentemente se comunicar.

A primeira delas foi que o Presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou, em cerimônia do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o decreto de criação da Política Nacional de Segurança Alimentar a Nutricional (PNSAN)

A segunda notícia foi a divulgação da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008/09 do IBGE. Somos um país que engorda, infelizmente sem surpresa. Essa tendência vem sendo observada desde 1989, quando pela primeira vez pudemos constatar a tendência de queda da desnutrição e o início da escalada do excesso de peso. Um país historicamente acostumado com os dados alarmantes de fome e desnutrição olhou com desconfiança estes primeiros números. O senso comum vaticinou: "coisa de rico, não vai longe". Ledo engano. A obesidade está nas ruas, nas filas dos serviços de saúde, complicando em diabetes, hipertensão e outras doenças, comprometendo a qualidade de vida presente e futura de crianças ainda muito jovens, adolescentes, adultos, homens, mulheres de norte a sul.

Leia mais: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=303

Nenhum comentário:

Postar um comentário